Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Como fica a campanha do PSB após morte de Campos

Com a morte de Eduardo Campos, a candidata à vice na chapa, Marina Silva, pode assumir o comando. Partido pode ainda escolher outro nome ou desistir de concorrer

Publicado por Ylena Luna
há 10 anos

Como fica a campanha do PSB aps morte de Campos

São Paulo - A trágica morte de Eduardo Campos, candidato à presidência da república pelo PSB, dará novos rumos à corrida eleitoral.

Campos estava a bordo de um avião executivo que caiu em Santos na manhã desta quarta-feita. Ele se dirigia a um ato de campanha no Guarujá, no litoral de São Paulo.

Para Aldo Fornazieri, cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), o caminho natural é que a candidata à vice de Eduardo Campos, Marina Silva (PSB), assuma a cabeça da chapa na concorrência às eleições deste ano.

"Ainda há tempo hábil para a substituição em caso de renúncia e a Marina é a pessoa mais conhecida, foi candidata nas últimas eleições e teve 20 milhões de votos. Não vejo outro nome que possa ser lançado que não o dela", disse.

Marina está no PSB desde outubro do ano passado, quando não conseguiu registrar o seu novo partido, o Rede Sustentabilidade, antes do fim do prazo para que políticos interessados em disputar as eleições de 2014 se filiassem a alguma legenda.

De acordo com a resolução nº 23.405, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a substituição de candidatos pode ser requerida pelos partidos "até 20 dias antes do pleito, exceto no caso de falecimento, quando poderá ser solicitada mesmo após este prazo".

A única condição é que o pedido de registro seja feito "em até 10 dias contados do fato ou da notificação do partido da decisão judicial que deu origem à substituição", ou seja: a indicação de um novo candidato à presidência pela coligação tem que ser feita nos próximos dez dias.

O substituto, diz o texto, pode ser filiado a qualquer partido integrante da chapa e, portanto, há a possibilidade de que outra pessoa seja indicada. A coligação Unidos para o Brasil reúne PSB, Rede Sustentabilidade, PPS, PPL, PRP e PHS.

Fornazieri acredita, entretanto, que caso o nome de Marina não seja indicado, a probabilidade é de que haja uma descontinuidade da campanha da coligação.

"Nesse caso, o PSB faria um realinhamento com os candidatos já postos, mas a tendência mais provável é que Marina seja a substituta", disse.

Nos próximos dias, o partido deve ser reunir para resolver a questão. "É preciso que haja posicionalmento tanto do PSB quando da própria Marina, e sabemos que, além de ela precisar viver o luto, as relações com o partido são tranquilas", disse o especialista.

A decisão da coligação deve ser comunicada em breve, já que a propaganda eleitoral gratuita se inicia na próxima terça-feira (19).

O senador Eduardo Suplicy (PT), disse no início desta tarde, durante o Exame Fórum Brasil 2020, em São Paulo, que também acredita que Marina será a substituta de Campos. "É natural que Marina Silva, vice da chapa do candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos, seja a nova candidata do partido”, afirmou.


Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/como-ficaacampanha-do-psb-apos-morte-de-campos

  • Publicações115
  • Seguidores1763
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações260
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-fica-a-campanha-do-psb-apos-morte-de-campos/133431785

17 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Meu voto ia para Campos, irá para Marina sem dúvidas. Temos o DEVER de derrubar esta bipolaridade entre o comunismo da pobreza do PT e o capitalismo selvagem e predatório do PSDB. Tem como melhorar, basta desses vermes! continuar lendo

È isso aí, Rafael. Vamos de Marina! continuar lendo

Na minha humilde opinião, Marina Silva deve renunciar à candidatura, o partido deve desistir de apresentar um candidato próprio e deve declarar apoio ao PSDB e ao candidato Aécio Neves. Mas, por que?
Porque entendo que esta é a única maneira de fazer frente à candidata da situação, que está usando todo o maquinário público em seu favor. Unindo as campanhas PSB+PSDB, eles terão mais que 30% das intenções de voto, e poderão confrontar com os PTistas. Caso contrário, servirão apenas para dispersar os votos de todos os 40% que estão descontentes, e a candidata da situação vai acabar sendo reeleita.
No fundo, Eduardo Campos poderá ter doado a sua vida em prol de um Brasil melhor e para conseguirmos retirar o PT de vez do "poder" como eles gostam de falar. Tomara! continuar lendo

Plausível, deve-se ponderar isso, mas quem já estava com o voto em Marina, e vê o PSDB e Aécio como continuidade de um governo que "abandonou os pobres" (o que é mentira), mas fez muitas gafes como por exemplo, remover cursos profissionalizantes no ensino médio, não fomentar a criação de novas escolas e universidades (não esto falando que o PT está fazendo as melhores, apenas FEZ). Então, como viver com isso? Eu pessoalmente, desejo que NENHUM dos dois vença nem PT e nem PSDB, pois NENHUM deles fez o que devia ser feito, que é nos transformar DE BERÇO em cidadãos melhores. Prova disto, é a faixa etária de encarcerados. Nasceram e cresceram em que legislatura? Lá dos idos de Itamar, já tinha nascido a maioria, e na faixa de 4 anos para cima, já pegaram uma educação morta, sem investimentos, sendo abandonados a mercê da universidade do crime. Sou prova disso, fui o último de minha cidade em um curso de ensino médio profissionalizante, depois disso, concluíram as grades mais novas e mataram os cursos. Só este ponto me dá NOJO do PSDB. Os demais pontos, NOJO do PT. continuar lendo

Fiquei muito chocado , é uma perda muito jovem , não tenho condições de avaliar politicamente , não teria o meu voto , a Marina não terá , a Dilma não terá , o Aécio não terá , desculpe-me , não tenho confiança para votar em nenhum nome que apresente com possibilidade de se eleger . Porém que DEUS de conforto a sua família , pois um homem que foi pai de 5 filhos , acima de tudo merece respeito . continuar lendo

À parte preferências políticas, ou seja, analisando a questão de forma fria e imparcial, talvez este seja daqueles momentos únicos para Marina, se souberem jogar direito com a opinião pública. continuar lendo