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25 de Abril de 2024

Red Bull pagará US$ 13 mi a clientes 'que não ganharam asas'

Empresa desistiu de lutar contra uma ação nos EUA que a acusava de fazer propaganda enganosa

Publicado por Ylena Luna
há 10 anos

Red Bull pagar US 13 mi a clientes que no ganharam asas

São Paulo - O famoso slogan "Red Bull te dá asas" nunca custou tão caro à empresa.

Ele foi usado por mais de duas décadas nas campanhas da marca de bebidas energéticas. Mas agora custará 13 milhões de dólares.

A empresa topou pagar a quantia para encerrar uma ação coletiva nos EUA que a acusava de propaganda enganosa. Afinal, ninguém "ganhou asas".

Em uma nota oficial, a Red Bull disse que aceitou pagar o dinheiro para evitar os custos do litígio. Os 13 milhões serão distribuídos entre milhões de consumidores.

Com o acordo, os clientes que compraram a bebida nos últimos dez anos poderão escolher entre ser reembolsados em dez dólares ou receber um voucher de 15 dólares para gastarem com produtos Red Bull.

A ação

O criador da ação - à qual se juntaram outros clientes posteriormente - é o americano Benjamin Careathers. Ela foi criada em 16 de janeiro de 2013, em uma corte distrital de Nova York.

Ele alegou consumir a bebida desde 2002, sem perceber resultados em seu desempenho. Disse que a empresa enganou os consumidores ao falar "Red Bull te dá asas" e ao dizer que a bebida aumenta a velocidade e capacidade de reação e concentração.

A marca deixou claro que "desistir" de lutar contra a ação não significa que concorda que praticou propaganda enganosa, sim que quer evitar mais custos.

"Defendemos que nossos comerciais e embalagens sempre foram verdadeiros e precisos. Negamos toda e qualquer irregularidade ou responsabilidade", anunciaram ao site BevNet.

Veja alguns dos famosos comerciais da Red Bull:

http://www.youtube.com/embed/n8_7EGNdpFE


Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/red-bull-pagara-us-13-miaclientes-que-nao-ganharam-as...

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73 Comentários

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Poderiam fazer isso com os fabricantes de pastas de dentes.. Já que nunca clareou meus dentes em uma semana ! Ahhh, esqueci, aqui é Brasil. continuar lendo

hahah.. Voce foi muito rápido,,, pensei em escrever isso e quando fui ver, já tinha postado...... isso mesmo, sem contar que todos os dentistas recomendam todas as pastas dentes. continuar lendo

E, porque será que o mais prejudicado (o dentista), iria recomendar algo que se realmente desse o resultado que diz, fosse capaz de acabar com sua renda? Essa parte eu também não entendo ! rsrs continuar lendo

Vai ver não é porque "aqui é Brasil", mas sim porque VOCÊ (assim como muitas outras pessoas), que se sente prejudicado nunca quis dar um passo à frente em busca de denunciar uma propaganda enganosa... #sejaVocêAMudançaQueVocêQuerVer ;) continuar lendo

O único que eu vi criar asas foi aquele personagem de "Saramandaia", o João Gibão, mas a globo perdeu a chance de fazer o merchandising... continuar lendo

kkkkkk Certíssimos! No Brasil o povo deveria fazer isso também, não só com a Red Bull, mas com todas as telefonias de celular, essas lojas que falam um preço na TV e cobram outro, enfim... Se os brasileiros dessem o grito, não seriamos tão manipulados pelo mercado. continuar lendo

faço parte do povo brasileiro e procuro a justiça para garantir meus direitos. o que ainda acho falho é essa conversinha de enriquecimento sem causa, ai na hora de julgar é aquele valorzinho limitado aos R$3000. Que empresa vai levar a sério uma justiça que se preocupa mais com a empresa do que com os usuários? Que o dinheiro da pena imposta as empresas por descumprir as leis e desrespeitar os usuários/clientes fossem para um fundo que recuperasse o poder judiciário, para aumento do quadro de servidores (juizes e suporte). Se a cada 100 apenas um recorrer ao judiciário, continua se mostrando vantajoso enganar e aguardar a mega indenização a pagar. Os outros 99 continuam inertes. Por isso as empresas dão risada do judiciário e dos clientes. continuar lendo

Diogo, concordo com o que você escreveu. Fui no juizado de pequenas causas processar a Claro, tinha detalhado tudo de acordo com a atendente além de juntar os documentos, na audiência de conciliação a claro não tinha nada a declarar, sem acordo, sem nada, na segunda diante da juiz (a) ela preferiu que eu fizesse o pagamento do que estavam me cobraram a mais em 18 parcelas, quando ela tinha o poder para investigar quem estava mentindo, ou seja, a palhaçada levou um ano e eu levei o prejuízo, agora se você não quer contrate um advogado, pra mim isso é um absurdo.

Por isso digo para meu filho, seja advogado ou juiz, você será o homem da lei, ninguém vai brincar com você, afinal quem manda no Brasil são eles. continuar lendo

Acho que a questão não é indenização, eu quero é o serviço que me foi prometido. O problema é justamente a falta de reação dos brasileiros, não só de quem é lesado por alguma empresa, mas também da justiça brasileira. Infelizmente o excesso de burocracia a favor das empresas desanima a gente. Isso já virou um paradoxo. No caso de operadora de telefonia, por exemplo, falta, talvez, um movimento coletivo. Se 10 mil pessoas processasse ao mesmo tempo uma operadora, a justiça não poderia ficar indiferente. Seria até interesse algum advogado fazer uma matéria mais detalhada para o JusBrasil sobre os processos coletivos ou de massa, não sei a nomenclatura correta. continuar lendo

Parece brincadeira mas a coisa é séria.
Se nós brasileiros fizéssemos o mesmo, a qualidade de produtos ofertados no mercado seriam as melhores possíveis.
Vejamos, quem liga para as operadoras de celular reclamando dos 0,25 centavos cobrados numa ligação mau sucedida?
Quem confere rótulos de embalagens, data de validade, o que está sendo vendido ?
Quem reclama de ficar em filas de bancos mais tempo do estabelecido e toma as devidas providências ?
Nós brasileiros temos o péssimo hábito de reclamar de tudo, mas com a mesma intensidade não tomamos as devidas providências.
Então fica assim, tudo que é proibido mas não é punido, permitido está. continuar lendo

Perfeita observação, nobre colega!

Porém, infelizmente, é um problema cultural e demorará, talvez, pelo menos mais uma ou duas décadas para os cidadãos brasileiros conscientes tomarem uma postura mais enérgica e ativa contra os abusos cometidos, seja por empresas seja pelo próprio governo (que é quem deveria cuidar dos interesses dos seus).

É uma lástima a passividade com a qual o brasileiro permite que tais abusos aconteçam! continuar lendo

Concordo Daniel! Somos passivos ou omissos? continuar lendo

Eu confiro os rótulos de validade em todos os super mercados onde vou e esta semana no Extra de São Vicente encontrei 7 produtos vencidos (queijos)
e eles me deram 3 iguais mas dentro do prazo e como não tinham outros iguais me deram mais 3 que custavam um pouco mais que os encontrados.Agora um projeto de lei vai determinar que se houverem 2 preços na mercadoria ele vai sair de graça,mas só uma as outras serão pagas pelo menor valor. continuar lendo

Pra mim, não passam de oportunistas. O pior foi o juiz que "aceitou" a ação. Trabalhar ninguém quer ne? continuar lendo

Concordo com você Clélio! continuar lendo

concordo contigo. continuar lendo