Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Haddad coloca gays e travestis na fila prioritária do Minha Casa Minha Vida

Publicado por Ylena Luna
há 9 anos

Por: Diego Zanchetta - 31 outubro 2014 | 12:01

Uma resolução do Conselho Municipal de Habitação (CMH) definiu que gays em situação de violência, travestis moradoras em albergues e índios também podem ser beneficiados com prioridade nas unidades do Programa Minha Casa Minha Vida construídas em São Paulo. A norma complementar ao projeto do governo federal, publicada hoje no Diário Oficial da Cidade, também permite incluir na fila prioritária do programa moradores em áreas limites de municípios vizinhos da capital paulista e idosos sozinhos com mais de 60 anos.

Link do Diário Oficial do Estado de São Paulo (RESOLUÇÃO CMH Nº 61 DE 16 DE OUTUBRO DE 2014)

Haddad coloca gays e travestis na fila prioritria do Minha Casa Minha Vida

O objetivo das regras é incluir entre os beneficiários prioritários do programa centenas de gays e mulheres que sofreram ameaças ou violência doméstica e que são atendidos em albergues e moradias da Prefeitura. Dezenas de travestis que também moram nos abrigos municipais vão ter direito a tentar entrar no programa, desde que comprovem que está “oriunda de situação de rua”. São mais de 8 mil pessoas atendidas todos os dias nos 62 albergues, abrigos e casas de acolhimento do governo.

Prioritariamente, o programa definiu o atendimento para moradores em áreas de risco, mulheres que cuidam sozinhas da família e casais de baixa renda com filhos, conforme decreto de 2009 do governo federal. Não havia categorias específicas para priorizar o atendimento de gays e de travestis sozinhas e em situação de violência, por exemplo.

Segundo movimentos de moradia que também são parceiros na construção de unidades do Minha Casa Minha Vida na capital paulista, a pessoa que mora sozinha de aluguel (seja gay, solteiro adulto ou idoso) dificilmente consegue ser beneficiada.

Na resolução publicada hoje, o governo municipal também incluiu nesse rol de possíveis beneficiários do programa idosos sozinhos com mais de 60 anos, moradores na capital.

Ao todo, a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) está construindo na capital paulista 22 mil unidades do Minha Casa Minha Vida – a meta do governo é construir 55 mil até o final de 2016, para famílias que ganham menos de R$ 1.600 mensais. O programa do governo federal previa que o município parceiro nas obras poderia editar normas complementares para definir quem está em situação de vulnerabilidade na cidade.

APOIO

Fernando Quaresma, de 46 anos, presidente da Associação da Parada Gay de São Paulo, afirma que a iniciativa é inédita. “Era uma demanda antiga. A questão da violência começa inclusive dentro de casa, na família. Muitos gays expulsos da família em idade de faculdade ou de colégio não têm para onde ir. Essa violência não é só com quem está na rua apanhando”, afirmou Quaresma.

Ele disse que as travestis também não conseguem entrar no mercado de trabalho e muitos acabam indo morar nos albergues da Prefeitura. “Muitos gays formam hoje famílias de baixa renda e nunca conseguem entrar no programa”, acrescentou.

Na tenda da Secretaria da Assistência Social na Avenida Nove de Julho, na região central, é comum ver travestis da região dormindo e entrando para tomar banho.

“Muitas travestis participaram de invasões recentes para tentar conseguir o bolsa-aluguel (R$ 500 mensais) e arrumar algum lugar para morar. Mas mesmo quem já recebe essa bolsa faz tempo não consegue apartamento do Minha Casa Minha Vida”, afirmou Adriana da Silva, de 39 anos, que trabalha na tenda da Prefeitura na Nove de Julho.


Fonte: http://blogs.estadao.com.br/diego-zanchetta/haddad-inclui-gays-travestiseindios-no-minha-casa-minh...

  • Publicações115
  • Seguidores1763
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações825
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/haddad-coloca-gays-e-travestis-na-fila-prioritaria-do-minha-casa-minha-vida/148908262

44 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É apoiável a preferência concedida a todos aqueles que se encontram utilizando os albergues (independentemente de sexo, ou preferência sexual), pessoas essas que se diferenciam daquelas que optaram por continuar morando na rua, porque nos albergues há proibição do uso de drogas e bebidas alcoólicas, além de haver regras para entrada, saída e permanência, inclusive obrigações de higiene. As pessoas de bem que tiveram a infelicidade do desemprego e foram obrigadas a deixar suas casas vão aos albergues onde ficam durante a noite e, durante o dia ocupam-se procurando emprego, ou exercendo "bicos" para sobreviverem, ao contrário daquelas que preferem permanecer na rua, embriagando-se e usando drogas, vivendo de esmolas e aguardando que a assistência social vá até elas. Albergados são pessoas dignas que merecem todo respeito e apoio da sociedade, diferentemente dos que decidiram viver, dia e noite, na rua, às custas das pessoas de boa fé que se compadecem e lhes dão auxílio imerecido, pois os albergues estão à disposição e, pelo que se sabe, com vagas sobrando. continuar lendo

Caro Sr. Dimas,

O seu comentário diz mais verdades que o próprio artigo.
"É apoiável a preferência concedida a todos aqueles que se encontram utilizando os albergues (independentemente de sexo, ou preferência sexual),"....]

Não importa se é um idoso, um gay, um garoto, ou um lutador de MMA, se nasceram com o sexo Masculino ou Feminino, se a sua opção sexual e homo ou heterosexual, se é negro, branco, amarelo ou verde, nordestino, travestis , paulista ou marciano; o que importa é a sua condição sub-humana por ocasião do cadastramento.

As pessoas preconceituosas rotulam os "diferentes" de Negros, Gays, Travestis e dai por diante.

Dessa maneira, creio que o Alcaide da Cidade de São Paulo, se rotula PRECONCEITUOSO.

Não poderia ele, de forma alguma usar o argumento Gays, Travestis, etc, pois dessa maneira ele acha que quem é Gay não é uma pessoa, é um Gay, e, para mim, quem é gay, é somente uma pessoa que tem uma opção sexual diferente de quem é heterossexual, assim como o Negro, tem a cor da pelé diferente do branco, e corre em suas veias o mesmo sangue vermelho que em todos nós, e todos são pessoas, seres humanos, e, como tal devem ser vistos e respeitados.

Creio que é dessa maneira que todos deveriam ver as coisas, inclusive quem se sente discriminado por algum pseudo ser humano, e ainda dando razão a tal aberração de julgamento; devendo, partir daqueles que nele votaram, uma atitude de REPÚDIO pelo seu infeliz "julgamento discriminante".

Meu pêsames "Sr. Alcaide Mor" da maravilhosa e acolhedora Cidade de São Paulo continuar lendo

O titulo desta materia está quase certo,pois neste mundo machista poucos leriam esta materia.A lei benefecia não só os gays mas mulheres ameaçadas ou por violencia.Por favor corrija esse titulo continuar lendo

Verdade, vim comentar exatamente a mesma coisa :) continuar lendo

Definitivamente, o título fez entender de maneira equivocada.
Mas dou os parabéns ao prefeito, que visualizou manejar a fila por carência e proteção das pessoas. É sempre bom observar que pessoas em situações difíceis podem "passar a frente" mesmo em detrimento a quem reclamar por achar injusto. Injusto sim é a pessoa estar na fila, poder talvez pagar um aluguel, ter emprego e assim mesmo não entender e se indignar. continuar lendo

Concordo com Hermann o título dá uma super margem a um equívoco. continuar lendo

Haddad é o segundo melhor prefeito do Brasil - perde só pra o prefeito de minha cidade, Conceição do Coité. O cara é extremamente humano. Iniciativa de muita grandiosidade e generosidade. continuar lendo

Haddad foi o pior prefeito da história de São Paulo. Perdeu a reeleicao no primeiro turno. Quem sabe hoje, após 3 anos de seu comentário, sua opinião esteja diferente. Tem diversos artigos mostrando isso, segue um da Folha de SP:

"O petista Fernando Haddad tem a pior avaliação já registrada pelo Datafolha entre os prefeitos de São Paulo que tentaram a reeleição.

Segundo pesquisa do instituto feita entre terça (12) e quarta-feira (13), a gestão Haddad é avaliada como ótima ou boa por só 14% do eleitorado. Os eleitores que consideram o governo dele ruim ou péssimo somam 48% e os que o qualificam como regular são 35%."

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/07/1792323-haddad-tem-pior-avaliacao-em-fim-de-mandato-desde-pitta.shtml continuar lendo

Estamos mesmo chegando ao fundo do poço. Ou ao ápice do desrespeito a um dos artigos da constituição, "somos todos iguais perante a lei". Falta fazer alguma coisa pra ganhar voto ? Que tal o bolsa-bala ? Ou mesmo o "Fundo de Auxilio Para Sair do Armário". continuar lendo

Estude sobre a diferença entre igualdade formal e material, o conceito de isonomia que você tráz está incompleto. continuar lendo

Acho uma boa (rs). Quando o cara vive no armário, gera muita violência: bate na mulher, nos filhos, briga na rua, etc. Dá muito prejuízo (rs). Você provavelmente pensa assim pq não possui alguém na família passando por isso. Não sei pq as pessoas se voltam contra certos direitos que algumas classes ou grupos adquirem se nem as afeta. Parece mais postura ideológica/religiosa ou despeito mesmo. continuar lendo